IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Euro sobe de mínimas de 1 mês, perspectivas de crescimento permanecem sombrias

08/04/2019 09h31

Por Saikat Chatterjee

LONDRES (Reuters) - O euro subia em relação à mínima de um mês registrada na semana passada, com investidores ajustando posições antes da reunião do Banco Central Europeu nesta semana, na qual as autoridades podem adotar um tom cauteloso sobre as perspectivas de crescimento da região.

Os operadores reduziram suas posições compradas em euro pela maior margem em nove meses na semana passada, segundo dados de posicionamento semanais, à medida que os principais rendimentos de títulos europeus entraram em território negativo e os dados de PMI indicaram que a economia da zona do euro estava lutando para ganhar força.

Mas a grande queda nas posições dos fundos de hedge no euro na semana passada teve pouco impacto, já que o euro tem negociado em um pequeno intervalo contra o dólar, com alguns analistas de mercado dizendo que fluxos institucionais de longo prazo, especialmente de investidores estrangeiros comprando dívida periférica na Europa, podem estar apoiando a moeda.

Enquanto a moeda única subia 0,2 por cento, a 1,1242 dólar nesta segunda-feira, ela permanecia a uma distância impressionante da mínima de um mês, de 1,1183 dólar, da semana passada. O euro caiu mais de dois por cento em quase três semanas.

"Estamos vendo mais ceticismo sobre o euro no mercado, já que as expectativas de um aumento da taxa do BCE mudaram a partir do futuro previsível, sem um cronograma firme à vista", disse Ulrich Leuchtmann, estrategista de câmbio do Commerzbank.

O apetite pelo risco era amplamente silenciado nos mercados de câmbio, com o iene mais forte e o dólar australiano mais fraco, à medida que preocupações quanto às perspectivas para a economia global pesavam sobre o sentimento.