IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar sobe ante real de olho em Previdência em dia que governo completa 100 dias

11/04/2019 10h50

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar subia ante o real nesta quinta-feira, com investidores de olho na tramitação da reforma da Previdência no dia em que o governo Jair Bolsonaro alcança a marca dos 100 dias.

Às 12:28, o dólar avançava 0,49 por cento, a 3,8427 reais na venda. No pregão anterior, a divisa fechou em queda de 0,78 por cento, a 3,8240 reais na venda, menor patamar desde 21 de março.

O dólar futuro subia cerca de 0,4 por cento.

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro e outros ministros participaram de solenidade em razão dos 100 dias de governo em Brasília, Guedes participa de reuniões nos Estados Unidos, bem como o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, o que está no radar de investidores.

Há razoável cautela entre agentes pela possibilidade de obstrução pela oposição na votação da admissibilidade da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Lideranças do chamado centrão estão cobrando que a CCJ primeiro paute e vote a PEC do Orçamento, para depois votar a admissibilidade da proposta de reforma da Previdência, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo

"O centrão está condicionando a sequência da votação da reforma da Previdência na CCJ a algumas questões... Já existe sim a possibilidade da votação na CCJ acontecer só depois da Semana Santa, é mais um imbróglio", disse o superintendente da Correparti Corretora, Ricardo Gomes da Silva.

Por outro lado, investidores estão vendo com bons olhos o engajamento mais direto do presidente Jair Bolsonaro na articulação da reforma, tendo recebido lideranças partidárias em seu gabinete nos últimos dias.

"Bolsonaro é um rato de Congresso, em que pese ter feito parte do baixo clero, mas é um rato que conhece como tudo acontece ali. Sabe que essa imposição que estava fazendo, de que deixaria de fora o 'toma lá dá cá', não é possível", avaliou Silva, destacando que o presidente percebeu que terá que 'jogar o jogo', mas ditando as suas regras.

Com essa percepção, avalia-se que o governo poderá contornar uma possível crise no centrão que traria a obstrução na CCJ.

No exterior, o apetite por risco desaparecia diante da permanência das tensões comerciais, e com os bancos centrais de Estados Unidos e zona do euro reforçando as preocupações com o crescimento fraco.

Após um longo período de embates, a União Europeia concedeu na quarta-feira um adiamento no prazo do Brexit para o Reino Unido. A saída, antes prevista para ocorrer em 12 de abril, agora pode acontecer até 31 de outubro.

O Banco Central vendeu o lote integral de 5.350 contratos de swap cambial tradicional ofertados nesta quinta-feira em operação de rolagem do vencimento maio. Em nove leilões neste mês, o BC já vendeu 2,408 bilhões de dólares nesses contratos. O lote a expirar em 2 de maio é de 5,343 bilhões de dólares.

(Por Laís Martins)