IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Em IPO, Uber revela que tem 91 milhões de usuários, mas desacelera crescimento

11/04/2019 19h12

Por Joshua Franklin

NOVA YORK (Reuters) - A Uber Technologies tem 91 milhões de usuários, mas o crescimento dessa base está desacelerando e a empresa pode nunca atingir lucro, afirmou nesta quinta-feira a companhia de transporte urbano por aplicativo em seu pedido de oferta pública inicial de ações (IPO).

O documento deu aos investidores a primeira imagem financeira ampla da companhia que iniciou serviço em 2009 depois que seus fundadores tiveram dificuldade para encontrar um táxi em uma noite de neve.

O pedido do IPO demonstra o rápido crescimento dos negócios da Uber nos últimos três anos, mas também como uma série de escândalos e aumento da competição de rivais pesaram sobre seus planos para atrair e reter motoristas.

O IPO também ressalta o quão longe a Uber está de obter lucro. A companhia alerta que espera que as despesas operacionais "aumentem significativamente no futuro previsível" e que "pode não atingir lucratividade". A Uber teve prejuízo de 3,03 bilhões de dólares em 2018, excluindo ganhos não recorrentes.

Os documentos para a oferta revelaram que a Uber teve em 2018 91 milhões de usuários mensais ativos em média em suas plataformas, que incluem o serviço de entrega de comida Uber Eats. A base de usuários representa um crescimento de 33,8 por cento sobre 2017, mas um ano antes a expansão havia sido de 51 por cento.

A receita da companhia em 2018 somou 11,3 bilhões de dólares, alta de cerca de 42 por cento sobre 2017, de novo abaixo do ritmo do ano anterior, de 106 por cento.

A Uber não definiu no pedido o tamanho do IPO. A Reuters publicou esta semana que a companhia planeja vender cerca de 10 bilhões de dólares em ações, o que deve atribuir à companhia um valor de mercado de entre 90 bilhões e 100 bilhões de dólares.

O IPO da Uber virá na sequência da abertura de capital da rival menor Lyft. As ações da Lyft fecharam nesta quinta-feira a 61,01 dólares, 15 por cento abaixo do preço do IPO, realizado no mês passado.