IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chevron anuncia compra da Anadarko por US$33 bi

12/04/2019 10h17

Por John Benny e Jennifer Hiller

(Reuters) - A petroleira norte-americana Chevron anunciou nesta sexta-feira que vai comprar a Anadarko Petroleum por 33 bilhões de dólares em dinheiro e ações, para reforçar sua posição no mercado de xisto e de gás natural liquefeito (GNL), marcando a maior fusão do setor desde que a Shell comprou a BG em 2016.

Com os preços do petróleo subindo este ano, a Chevron e a rival de maior porte, a Exxon Mobil, vêm aumentando os investimentos na bacia Permiana, no oeste do Texas, a mais prolífica região de petróleo não convencional do país.

A Chevron, a Exxon, a Shell e a BP perderam em grande parte a primeira fase de bonança da bacia, enquanto produtores independentes mais ágeis, como a Anadarko, foram pioneiros na tecnologia de exploração e produção de petróleo não convencional e obtiveram áreas mais baratas.

A Chevron, que já tem 2,3 milhões de acres na Bacia do Permiano, disse que o acordo para comprar a Anadarko daria à companhia combinada um corredor de 120 quilômetros ao longo da região, em Delaware, na fronteira do Texas com o Novo México.

A Anadarko também tem um projeto de GNL em Moçambique, parte de um dos maiores investimentos atuais planejados do setor.