IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

UE prepara lista para aplicar tarifas sobre 20 bi de euros em importações dos EUA, dizem diplomatas

12/04/2019 14h38

Por Philip Blenkinsop

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia elaborou uma lista de importações norte-americanas no valor de 20 bilhões de euros sobre as quais pode aplicar tarifas por causa de uma disputa sobre subsídios no setor aéreo, afirmaram diplomatas da União Europeia nesta sexta-feira.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou na terça-feira impor tarifas sobre produtos da União Europeia no valor de 11 bilhões de dólares devido ao que Washington vê como subsídios injustos dados à fabricante europeia Airbus.

As medidas da UE se relacionariam à queixa do bloco na Organização Mundial do Comércio sobre subsídios para a rival Boeing.

Os árbitros da OMC ainda precisam definir quantias finais de possíveis contramedidas em cada caso.

A Comissão disse nesta semana que havia iniciado trabalhos preparatórios de contramedidas no caso da Boeing. No entanto, sinalizou que estava aberta para conversas com os EUA, desde que fossem sem condições prévias e com o objetivo de alcançar um resultado justo.

Diplomatas da UE disseram que a Comissão deve publicar uma lista de produtos em 17 de abril e iniciar um processo de consulta pública, após o qual a lista poderá ser ajustada.

A quantia final decidida pela arbitragem da OMC também pode ser menor. A UE também havia solicitado inicialmente que a OMC autorizasse contramedidas de 12 bilhões de dólares.

A decisão da arbitragem pode não sair antes de março de 2020. No caso dos EUA, uma decisão da OMC pode ocorrer em junho ou julho deste ano.

"Pode-se dizer que a Comissão está se preparando cedo, provocada pelos EUA", disse um diplomata da UE.