IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Distribuidoras do Nordeste recebem 23 propostas em concorrência para adquirir gás

16/04/2019 16h27

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Distribuidoras de gás natural do Nordeste do Brasil que buscam novos ofertantes do insumo receberam 23 propostas, de nove agentes nacionais e internacionais, contemplando 38 modalidades de suprimentos, informou a Abegás, associação que reúne distribuidoras brasileiras de gás canalizado.

As propostas recebidas serão encaminhadas para análise de aderência e conformidade ao edital de cada concessionária, informou a associação.

A iniciativa foi lançada no ano passado com o objetivo de diversificar as fontes supridoras de gás natural, hoje em grande parte nas mãos da Petrobras, e buscar preços mais competitivos.

As distribuidoras participantes são Algás (Alagoas), Bahiagás (Bahia), Cegás (Ceará), PBgás (Paraíba), Copergás (Pernambuco), Potigás (Rio Grande do Norte) e Sergás (Sergipe).

Para a chamada, as distribuidoras do Nordeste somam um volume potencial de aquisição de 9,4 milhões de metros cúbicos diários do combustível.

Recentemente, outra chamada pública realizada por distribuidoras da região centro-sul do Brasil obteve 51 propostas, de 15 empresas. Nesse caso, o volume potencial de aquisição é de 9,9 milhões de metros cúbicos diários de gás natural.

(Por Marta Nogueira; edição de Roberto Samora)