IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BHP reduz projeção de produção de minério de ferro após ciclone na Austrália

17/04/2019 08h38

MELBOURNE (Reuters) - A BHP, maior mineradora do mundo, juntou-se à rival Rio Tinto nesta quarta-feira, ao anunciar que está cortando sua projeção para a produção de minério de ferro após um ciclone tropical, embora analistas esperem que os altos preços da commodity limitem impactos sobre seus lucros.

O ciclone Veronica destruiu a costa da Austrália Ocidental em março, atingindo vários centros de exportação de minério de ferro, em um retorno de condições meteorológicas mais turbulentas depois de vários anos moderados.

A produção menor também levou a um aumento nos custos da BHP, enquanto a Rio Tinto sofreu problemas operacionais no primeiro trimestre, incluindo um incêndio em suas operações em Cape Lambert, disse Brenton Saunders, analista do fundo Pendal Group em Sydney.

As mineradoras, no entanto, estão se beneficiando de um aumento nos preços do minério de ferro para perto de máximas de cinco anos em meio à preocupações com a oferta após o ciclone Veronica e o colapso de uma barragem da Vale no Brasil que suspendeu algumas operações da empresa, maior mineradora de minério de ferro do mundo.

"Se o preço do minério de ferro não estivesse a 96 dólares e parecendo que vai subir ainda mais, teríamos uma conversa muito diferente sobre o desempenho dessas empresas", disse Saunders.

A BHP, que colocou sua produção de minério de ferro no ano fiscal 2019 sob revisão após o ciclone, reduziu sua previsão para de 265 milhões a 270 milhões de toneladas, de entre 273 milhões e 283 milhões de toneladas anteriormente.

A produção de minério de ferro no trimestre encerrado em março caiu 5 por cento, para 64 milhões de toneladas, abaixo das 67 milhões de toneladas do ano anterior.

A Rio Tinto, segunda maior mineradora de minério de ferro do mundo, informou na terça-feira uma queda de 14 por cento nos embarques trimestrais de minério de ferro e reduziu sua estimativa de embarques para 2019.

(Por Melanie Burton; reportagem adicional de Aditya Soni e Nikhil Kurian Nainan em Bangalore)