IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado de trabalho dos EUA permanece apertado, economia continua a crescer, mostra Livro Bege do Fed

17/04/2019 15h25

Por Pete Schroeder

WASHINGTON (Reuters) - O mercado de trabalho permaneceu apertado nos Estados Unidos, uma vez que as empresas tiveram dificuldades para encontrar trabalhadores capacitados e os salários cresceram de forma modesta, disse o Federal Reserve nesta quarta=feira em seu mais recente relatório sobre a economia.

O "Livro Bege" do banco central dos EUA, um vislumbre da economia com base em conversas com contatos empresariais em todos os 12 distritos do Fed, mostrou que a atividade econômica cresceu num ritmo leve a moderado em março e início de abril. Poucos distritos informaram algum fortalecimento do crescimento econômico.

Os preços subiram levemente desde o último Livro Bege, com tarifas, cusos de frentes e aumentos salariais citados como importantes fatores, disse o Fed. O banco central acrescentou que o desempenho dos gastos dos consumidores foi misto, mas sugeriu vendas fracas tanto para varejistas em geral como para concessionárias de automóveis.

Os salários aumentaram moderadamente na maioria dos distritos tanto para trabalhadores qualificados quanto para os que não são, com apenas três distritos informando leve crescimento no pagamento dos trabalhadores, disse o Fed.

Empresas na maioria dos distritos informaram escassez de trabalhadores qualificados, principalmente em manufatura e construção, mas também em cargos técnicos e profissionais. As empresas responderam ao aperto do mercado de trabalho aumentando os pacotes de bônus e benefícios, além de elevarem moderamente os salários, de acordo com o relatório.

Os aumentos de empregos ficaram concentrados principalmente em postos de alta qualificação.

Em relação ao setor manufatureiro, o Fed disse que os contatos em muitos distritos relataram que a incerteza relacionada ao comércio pesou sobre a atividade.

O Livro Bege foi preparado pelo Fed de St. Louis Fed com base em informações coletadas até 8 de abril de 2019.