IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Preço do etanol dispara com chuvas limitando moagem e demanda aquecida

Roberto Samora

São Paulo

22/04/2019 20h32

Os preços do etanol continuam em alta forte nas usinas do Estado de São Paulo, principal produtor do Brasil, com suporte da menor oferta neste início de safra do centro-sul e da demanda aquecida, na avaliação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP.

Entre 15 e 18 de abril, o Indicador Cepea/Esalq para o etanol hidratado em São Paulo fechou a R$ 1,9846 por litro (sem ICMS e sem PIS/Cofins), alta de 4,66% em relação à semana anterior.

No caso do etanol anidro (misturado à gasolina), o indicador atingiu R$ 2,1038/litro (sem PIS/Cofins), acréscimo de 8,67% ante a semana anterior.

"Em boa parte da semana passada, usinas tiveram dificuldades na entrega do produto, devido ao clima chuvoso, que limitou a moagem. Diante disso, as unidades que tinham o etanol em tanques conseguiram negociá-lo a pronta-entrega a preços maiores", disse o Cepea.

Do lado das distribuidoras, o interesse manteve-se firme, em decorrência do final de semana de Páscoa. "Alguns compradores que não conseguiram garantir a retirada do produto já adquirido precisaram voltar ao mercado e realizar novos negócios para entrega rápida a preços maiores."

Na semana anterior, o preço do hidratado, utilizado diretamente nos veículos, já havia subido mais de 15% nas usinas paulistas, segundo a média do Cepea.

Veja dicas para economizar combustível no seu carro

UOL Carros