IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro confirma visita à China em agosto e a Nova York em maio

23/04/2019 16h57

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro marcou viagem a China para agosto deste ano, entre os dias 3 e 10, com visitas à Pequim e Xangai, informou nesta terça-feira o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que deve acompanhar o presidente.

Segundo Doria, Bolsonaro o autorizou a anunciar as datas da viagem, que deve incluir, além da visita de Estado, encontros com empresários e a abertura de um escritório comercial do Estado de São Paulo em Xangai.

Bolsonaro já havia afirmado que faria uma visita ao país asiático ainda este ano, em uma tentativa de reverter a desconfiança da China, maior parceiro comercial do Brasil, em relação ao novo governo brasileiro.

Durante a campanha eleitoral, por mais de uma vez o presidente fez críticas aos chineses, afirmando que queriam "comprar o Brasil". Depois de eleito, amenizou o discurso.

Doria confirmou também a ida do presidente a Nova York, no próximo mês, para a homenagem que receberá da Câmara Americana de Comércio como homem do ano. A informação já havia sido dada à Reuters pelo porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros.

Bolsonaro estará nos Estados Unidos entre 13 e 15 de maio, disse Doria. No dia 14 participará do jantar organizado pela câmara. No dia 15, participa de um evento com empresários onde estarão presentes também o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)