IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo tem que se empenhar mais pela reforma da Previdência, diz Marinho

24/04/2019 11h25

BRASÍLIA (Reuters) - O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, avaliou nesta quarta-feira que é necessário que o governo se empenhe mais pela aprovação da reforma da Previdência, e pontuou que isso já está sendo feito, após o aval ao texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara ter enfrentado dura obstrução pela oposição.

Falando a jornalistas após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, Marinho disse que "haverá melhora no processo de articulação política".

Na véspera, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda as regras da aposentadoria passou pela CCJ depois de acordo fechado pelo governo com o centrão para retirar trechos do texto já nesta etapa.

A PEC agora seguirá para análise de comissão especial da Câmara a ser instalada nesta semana, onde o governo não deve encontrar vida fácil diante de uma ferrenha oposição e da necessidade de apoio do centrão devido à falta de uma base parlamentar constituída.

Segundo Marinho, o governo não está conformado em abrir mão de pontos da reforma antes de efetivamente entrar em processo de discussão com os parlamentares. Esse processo se dará na comissão especial, que analisará o mérito da matéria, ressaltou o secretário.

"Afirmo com muita convicção que o objetivo do governo vai ser atingido. Acredito que mesmo aqueles artigos que suscitem dúvidas podem ser sim aperfeiçoados, não necessariamente retirados", disse.

Da forma como foi enviada, a PEC prevê uma economia de 1,1 trilhão de reais em uma década e o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem dito ser necessário assegurar pelo menos 1 trilhão de reais com a proposta para o país ganhar fôlego fiscal e lançar um novo regime de capitalização para a Previdência.

Marinho afirmou que o governo tem responsabilidade de conversar com o Parlamento e com partidos que têm afinidade com o tema.

Dando sequência a encontros que têm sido marcados com partidos, Guedes e Marinho se reúnem no fim do dia com parlamentares do MDB no Ministério da Economia.

Entenda a proposta de reforma da Previdência em 10 pontos

UOL Notícias