IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA abre investigação criminal sobre certificação de emissões da Ford

26/04/2019 11h56

Por David Shepardson

WASHINGTON (Reuters) - A Ford disse nesta sexta-feira, que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação criminal sobre processo de certificação de emissões de poluentes da montadora nos Estados Unidos, a mais recente empresa a estar sob a mira de autoridades norte-americanas.

A Ford divulgou voluntariamente a questão para a Agência de Proteção Ambiental dos EUA e para a California Air Resources Board em fevereiro, e contratou especialistas externos para investigar a economia de combustível de seus veículos e os procedimentos de testes, depois que funcionários manifestaram preocupações. A Ford disse que não sabia se teria que corrigir os dados fornecidos aos reguladores ou consumidores.

A montadora desde o outono passado tem investigado preocupações levantadas por empregados de que cálculos incorretos foram usados para traduzir resultados de testes em dados de quilometragem e de emissões de poluentes enviados a reguladores.

A Ford disse em fevereiro que estava avaliando mudanças no processo que usa para produzir dados de economia de combustível e sobre emissões, "incluindo componentes de engenharia, técnicos e governança".

Em janeiro, a Fiat Chrysler fechou acordo para pagar 800 milhões de dólares para encerrar alegações do Departamento de Justiça dos EUA e da Califórnia de que usava software ilegal para produzir resultados falsos em testes de emissões de diesel. Uma investigação criminal do Departamento de Justiça está pendente.

Autoridades dos EUA também investigam a Daimler por suposto excesso em emissões de gases tóxicos de veículos diesel.