IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo britânico deve avançar em questões sobre Brexit em conversas com oposição, diz Partido Trabalhista

28/04/2019 16h01

LONDRES (Reuters) - As negociações entre o governo britânico e o Partido Trabalhista, de oposição, que visam encontrar um consenso sobre o avanço no Brexit, foram produtivas, mas o governo precisa evoluir quanto a suas exigências, disse a porta-voz do Partido Trabalhista neste domingo.

O Parlamento rejeitou o acordo de saída da primeira-ministra Theresa May com Bruxelas três vezes e ela agora espera chegar a um acordo com o Partido Trabalhista, que verá o acordo ser aprovado.

Rebecca Long-Bailey disse que mais conversas vão ocorrer na próxima semana. Um dos principais pontos de discórdia é uma união aduaneira, que os trabalhistas pediram, mas o governo diz que está em desacordo com a intenção de ter uma política comercial independente.

"As discussões até agora têm sido produtivas, nós entramos em muitos detalhes ... mas até agora não vimos o governo mexer em nenhuma das suas exigências", disse Long-Bailey à Sky News. "Queremos ver movimentos duros e rápidos nessas 'linhas vermelhas' o mais rápido possível."

O governo quer que o Reino Unido deixe a UE antes de 23 de maio, quando deve participar das eleições do Parlamento Europeu. Brandon Lewis, o presidente dos conservadores de May, disse que a prioridade do governo é não ter que lutar contra essa eleição.

"Ainda há tempo para o parlamento aprovar esse acordo para que nós não combatamos essas eleições", disse ele à BBC.

(Reportagem de Kylie MacLellan)