IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dólar tem leve variação ante real de olho em Previdência em semana com Fed e feriado

29/04/2019 10h22

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar tinha leves variações ante o real nesta segunda-feira, monitorando desdobramentos ligados à reforma da Previdência no início de uma semana que terá decisão de política monetária do Federal Reserve e feriado na quarta-feira.

Às 12:34, o dólar avançava 0,22 por cento, a 3,9403 reais na venda.

Na sexta-feira, a divisa norte-americana caiu 0,62 por cento, a 3,9317 reais na venda. Na semana passada, o dólar acumulou alta de 0,05 por cento.

O dólar futuro ganhava cerca de 0,15 por cento neste pregão.

Na quarta-feira, dia em que não haverá pregão local em razão do feriado do Dia do Trabalho, o Federal Reserve anunciará sua decisão de política monetária.

O chairman do Fed, Jerome Powell, falará à imprensa após o anúncio e a expectativa é que, em sua declaração, equilibre os fortes dados de crescimento doméstico contra preocupações persistentes sobre o cenário global.

As negociações comerciais entre Estados Unidos e China também estão no radar após o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, afirmar que espera que Washington e Pequim possam finalizar um acordo com mais duas rodadas de conversas.

Do lado doméstico, participantes do mercado monitoram desdobramentos ligados à reforma da Previdência, que se encontra agora na comissão especial, instalada na quinta-feira passada.

"O dia é construído de expectativas, conforme forem progredindo as expectativas para o lado bom, há uma acomodação do dólar. Mas não vejo muito alívio, o mercado ainda está respeitando bastante esse patamar de 3,90 reais. Só vai abrir mão disso quando houver mais progresso (na comissão especial)", avaliou o gerente de câmbio da Treviso Corretora Reginaldo Galhardo.

Nesta segunda-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes, se reúne com o presidente Jair Bolsonaro após ele participar da abertura de feira do setor agrícola em Ribeirão Preto, São Paulo.

No fim da tarde, Guedes se reúne com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) para tratar de Previdência.

No fim de semana, Bolsonaro procurou evitar novas polêmicas um dia depois de seus filhos serem alvo de declarações polêmicas de Maia.

"Esperamos uma reação positiva à melhora no ambiente, que se continuar nessa tendência poderia levar a um processo de aprovação mais rápido da reforma. Entretanto, ressaltamos que a negociação adiante é complexa, e ainda esperamos volatilidade", avaliou a equipe de economistas da XP Investimentos, em nota.

O BC concluiu nesta segunda-feira a rolagem de todos os 5,343 bilhões de dólares em swaps cambiais que expirariam no começo de maio.

A autoridade monetária começará em 2 de maio a rolagem integral dos 201.785 contratos de swap cambial tradicional com vencimento em 1º de julho de 2019.

(Por Laís Martins)