IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bolsonaro diz que chance de intervenção militar do Brasil na Venezuela é "próxima de zero"

30/04/2019 19h04

(Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira que é "próxima de zero" a possibilidade de intervenção militar brasileira na Venezuela, num momento em em que a crise do país vizinho ganha novos contornos com o apelo do líder da oposição Juan Guaidó para que militares o ajudem a derrubar o governo de Nicolás Maduro.

"Agora, te digo uma coisa: a hipótese de nós participarmos, de forma mesmo indireta, de uma intervenção armada é muito difícil. Não vou dizer que é zero, mas é próxima de zero. É a nossa tradição não envolvermos dessa forma nos conflitos", disse Bolsonaro em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, da TV Band.

"Não passa pela nossa cabeça ainda qualquer ação militar na Venezuela", acrescentou Bolsonaro, destacando que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é quem tem todas as opções na mesa.

Guaidó fez nesta terça seu apelo mais contundente para que os militares o ajudem a depor Maduro, e a violência irrompeu em protestos antigoverno com a Venezuela atingindo um novo pico de crise depois de anos de caos político e econômico. [nL1N22C1Q0]

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)