IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Expansão econômica da França permanece em 0,3% no 1º tri

30/04/2019 07h30

Por Leigh Thomas

PARIS (Reuters) - O crescimento da França repetiu no primeiro trimestre a taxa de crescimento do período anterior uma vez que os gastos das famílias se recuperaram após protestos contrários ao governo no final de 2018, mostraram dados oficiais nesta terça-feira.

A segunda maior economia da zona do euro cresceu 0,3 por cento no período entre janeiro e março, terceiro trimestre seguido com essa taxa, mostraram dados preliminares da agência de estatísticas INSEE.

Pesquisa da Reuters com 27 economistas apontou que a expectativa era de uma expansão de 0,3 por cento.

O ministro das Finanças, Bruno Le Maire, afirmou que a economia tem um desempenho melhor do que muitos outros países europeus.

"Há alguns elementos positivos, o investimento é muito importante bem como os gastos dos consumidores, porque demos poder de compra para as famílias", disse Le Maire na TV France 2.

"Mas ainda há alguns elementos preocupantes como exportações, que mostram que precisamos manter os esforços para ganhar competitividade", acrescentou.

O governo ofereceu um pacote de concessões de 10 bilhões de euros para os manifestantes em dezembro com o objetivo de ampliar a renda dos trabalhadores mais pobres e pensionistas.

Os gastos dos consumidores, tradicional motor do crescimento francês, cresceram 0,4 por cento após estagnarem nos últimos três meses de 2018.

(Reportagem de Leigh Thomas)

((Tradução Redação São Paulo, 55 11 5644 7729)) REUTERS CMO