IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Warren Buffett ajuda oferta da Occidental pela Anadarko com US$10 bi

30/04/2019 14h56

Por Arathy S Nair e David French

(Reuters) - A Berkshire Hathaway, empresa de Warren Buffett, empenhou nesta terça-feira 10 bilhões de dólares para a oferta da Occidental Petroleum pela Anadarko Petroleum, de 38 bilhões de dólares em dinheiro e ações, aumentando a chance da Oxy de vencer disputa com a Chevron.

Occidental e Chevron travam uma das maiores batalhas de aquisição na indústria petrolífera em anos, à medida que visam os valorizados ativos da Anadarko no grande campo de petróleo não convencional ("shale") da bacia de Permian, oeste do Texas.

Na segunda-feira, a Anadarko concordou em iniciar negociações com a Occidental, afirmando que sua oferta é potencialmente superior à do acordo existente com a Chevron pela compra da Anadarko por 33 bilhões de dólares em dinheiro e ações.

O dinheiro da Berkshire dá à Occidental flexibilidade para financiar e até mesmo aumentar sua proposta. A Anadarko expressou anteriormente reservas quanto ao risco de a Occidental ter de passar todos os acordos por seus acionistas. Agora, a Oxy pode utilizar a maior parte do investimento da empresa de Buffett para adicionar valor à sua oferta e remover a necessidade de uma votação, se assim desejar.

O investimento da Berkshire, que depende da conclusão da aquisição da Anadarko pela Occidental, também poderia pagar parte da dívida assumida para viabilizar a parcela em dinheiro do acordo, ou cobrir de 10 bilhões a 15 bilhões de dólares em receitas com vendas de ativos planejadas pela Occidental nos dois anos seguintes à aquisição.

Analistas disseram que o apoio de Buffett à Occidental sustenta a definição do acordo, mas vem a um preço alto.

A Berkshire Hathaway receberá 100 mil ações preferenciais e um mandado para aquisição de até 80 milhões de ações da Occidental a 62,50 dólares cada em uma oferta privada, disse a Oxy em comunicado.

As ações preferenciais acumularão dividendos a 8 por cento ao ano, em comparação com um yield de cerca de 5 por cento da ação ordinária e 4 por cento da dívida a prazo, disse o analista Matthew Portillo, da Tudor Pickering Holt.

"Para os acionistas da Occidental, nossa visão é de que esse é um custo bastante alto de financiamento para a transação, ainda que gere uma boa manchete ter a Berkshire Hathaway como potencial participante."

É raro para Buffett participar de uma guerra de ofertas por uma empresa. A última vez em que ele o fez foi em 2016, apoiando um consórcio que incluía Dan Gilbert, fundador da Quicken Loans, em uma mal sucedida tentativa de compra dos ativos de internet do Yahoo.

(Reportagem de Arathy S Nair em Bangalore e David French em Nova York, com reportagem adicional de Jennifer Hiller em Houston)