IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BTG pode desmembrar participação em suíço EFG, diz diretor

09/05/2019 18h04

Por Carolina Mandl

SÃO PAULO (Reuters) - O Banco BTG Pactual, pode desmembrar sua participação de 29 por cento no banco suíço EFG International, disse o diretor financeiro a analistas nesta quinta-feira.

A participação da BTG está avaliada em cerca de 600 milhões de dólares e essa separação seria semelhante ao que o BTG fez com a Engelhart Commodities Trading Partners Group em 2016, disse o diretor João Dantas, embora nenhuma decisão tenha sido tomada ainda.

No caso da ECT, os principais sócios do BTG passaram a deter diretamente a participação na empresa, embora o banco ainda detenha também uma pequena participação direta na companhia.

Atualmente, o banco privado suíço joga para baixo a lucratividade total do banco e dificulta a compreensão dos negócios do BTG por parte dos investidores, acrescentou Dantas.

A rentabilidade individual do banco atingiu 18,7 por cento no primeiro trimestre, enquanto o retorno sobre o patrimônio líquido do EFG foi de apenas 4,4 por cento.

"O BTG e o EFG são dois negócios completamente diferentes", disse o diretor financeiro. "Enquanto o BTG é um negócio em rápido crescimento, o EFG é mais estável."

Maior banco de investimentos independente da América Latina, BTG Pactual registrou um aumento de 9,2 por cento no lucro recorrente do primeiro trimestre na quinta-feira, auxiliado por taxas em banco de investimento e gestão de ativos.

O lucro líquido recorrente, que exclui itens extraordinários, subiu para 721 milhões de reais, ante 660 milhões um ano antes.

PLATAFORMA DIGITAL

Dantas disse que o BTG está considerando uma expansão pela América Latina de sua plataforma de investimento digital, o BTG Pactual Digital, que é uma das principais apostas do banco para aumentar as receitas.

O banco está se preparando para lançar uma plataforma semelhante no Chile, onde o BTG já tem um site que atrai pequenos investidores, conhecido como Mercado en Linea.

O lucro do banco também foi ajudado pelas taxas de administração de ativos e patrimônio, que subiram 30,1 por cento, para 298 milhões de reais, enquanto o banco continuava a atrair mais dinheiro dos clientes. A entrada líquida de recursos novos chegou a 7,3 bilhões de reais, disse o banco.

Em recente nota a clientes, analistas do Morgan Stanley disseram que os investidores estão subestimando o valor que a plataforma digital pode trazer para o banco.

Eles disseram que o BTG Pactual Digital pode ser avaliado entre 10,5 bilhões de reais e 19,5 bilhões de reais - ou entre 30 e 55 por cento da capitalização de mercado do BTG - se atingir 150 bilhões de reais sob gestão.

O BTG se recusou a divulgar o total de ativos sob custódia da plataforma.