IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Chevron desiste da disputa pela Anadarko em meio a oferta rival da Occidental

09/05/2019 11h02

(Reuters) - A petroleira Chevron desistiu da disputa pela aquisição da Anadarko Petroleum nesta quinta-feira, em meio a uma oferta rival maior pela companhia apresentada pela Occidental Petroleum Corp, que deve agora ficar sozinha na concorrência.

A Chevron havia feito uma oferta de 33 bilhões de dólares pela Anadarko, enquanto a Occidental propôs 38 bilhões de dólares, incluindo uma parcela em dinheiro três vezes maior que o lance concorrente.

A movimentação evidencia o fascínio de investidores pelas reservas de petróleo não convencional ("shale") dos Estados Unidos, onde a Anadarko possui importantes ativos.

A Occidental disse que tem planos de ignorar a maior parte dos ativos da Anadarko fora das áreas de "shale" no negócio, que deverá firmar sua posição na bacia de Permian, principal campo de petróleo "shale" norte-americano.

A Chevron recusou-se a aumentar sua oferta após a Occidental ter aumentado a fatia em dinheiro de sua oferta de 76 dólares por ação.

A Chevron, segunda maior produtora de petróleo dos EUA, deverá receber 1 bilhão de dólares da Anadarko devido à não conclusão das negociações entre ambas.

"Vencer em qualquer ambiente não significa vencer a qualquer custo", disse o presidente-executivo da Chevron, Michael Wirth.

"O custo e a disciplina de capital sempre importam, e não vamos diluir nossos retornos ou destruir valor para nossos acionistas para fazer um negócio", acrescentou.