IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bostic, do Fed, diz que aumento de tarifas podem provocar corte de juros se consumidores recuarem

10/05/2019 13h18

Por Jason Lange

MERIDIAN, Estados Unidos (Reuters) - O Federal Reserve pode precisar reduzir a taxa de juros se a intensificação da guerra comercial com a China se prolongar e levar os consumidores a cortar gastos em resposta aos preços mais altos, disse uma autoridade do Fed nesta sexta-feira.

Nesta sexta-feira, Washington aumentou para 25% as tarifas sobre cerca de 200 bilhões de dólares em importações chinesas.

O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, disse que levará algum tempo para saber como as tarifas afetarão a economia e o Fed pode ser paciente com a política de taxa de juros nesse meio tempo.

Mas ele disse ser possível que as tarifas levem empresas a elevar os preços o suficiente para que os consumidores diminuam o consumo, o que pode levar as autoridades a responder.

"Estou aberto a fazer o que for preciso para nos manter na meta", disse Bostic, fazendo referência à perspectiva do conflito comercial que levou o Fed a se desviar de suas metas de pleno emprego e 2% de inflação.

Perguntado se isso poderia incluir cortes na taxas de juros, Bostic disse: "Dependendo da gravidade da resposta, isso poderá acontecer".

Bostic disse que o Fed pode não precisar alterar seus planos sobre os juros se a alta nas tarifas não for prolongada.

Ele disse que seu "cenário base" para este ano permanece com um único aumento da taxa de juros. Mas isso também é baseado em sua expectativa de que a inflação mostrará sinais de recuperação.

"Não estou com pressa de chegar lá", disse ele.