IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UniCredit avança em tentativa de compra do alemão Commerzbank, dizem fontes

14/05/2019 15h32

Por Arno Schuetze e Pamela Barbaglia

(Reuters) - O UniCredit intensificou os preparativos para uma possível oferta pelo alemão Commerzbank, com a contratação de executivos de bancos de investimento, incluindo uma ex-autoridade alemã, disseram três pessoas a par do assunto.

O banco italiano contratou a Lazard e seu executivo Joerg Asmussen, ex-vice-ministro das Finanças da Alemanha, juntamente com o JP Morgan para uma possível aquisição, disseram as fontes, levantando a perspectiva de um acordo que permitiria à UniCredit se desviar mercado doméstico em dificuldades.

Embora não esteja claro se e quando uma oferta poderia ser feita, o UniCredit há muito quer crescer na Alemanha, disseram várias fontes familiarizadas com a administração. Ele já é dono da HVB, um grande banco alemão com sede em Munique.

Mas o UniCredit, que tem se concentrado em seu próprio plano de recuperação, esperou o resultado das conversas de fusão entre o Commerzbank e seu vizinho maior, o Deutsche Bank.

Essas conversas foram desfeitas nas últimas semanas, colocando o Commerzbank de volta na agenda do presidente-executivo do UniCredit, Jean Pierre Mustier, que comandará a possível aquisição de 9,3 bilhões de euros, contra 24,4 bilhões de euros do valor do UniCredit.

Os avanços do UniCredit surgem enquanto o banco holandês ING Groep também mostrou interesse no Commerzbank, disseram fontes a par do assunto. Uma pessoa com conhecimento dessas conversas informais descreveu-as como "intensivas".

O UniCredit, o JPMorgan, o Lazard, o Commerzbank e o Ministério das Finanças da Alemanha se recusaram a comentar, enquanto Asmussen não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O ING também se recusou a comentar.