CPFL Energia negocia aquisição de fatia da State Grid na CPFL Renováveis
Por Luciano Costa
SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica CPFL Energia
A CPFL Renováveis opera um conjunto de parques eólicos, usinas à biomassa e pequenas centrais hidrelétricas com uma capacidade total de 2,1 gigawatts. A State Grid possui 48,39% da companhia, contra 51,55% da CPFL, com apenas 0,06% dos papéis em circulação no mercado.
"O valor a ser pago pela CPFL Energia pela totalidade das ações de emissão da CPFL Renováveis detidas pela State Grid será negociado e determinado de maneira independente pela CPFL Energia e pela State Grid... observado que a State Grid já declarou que aceita vender as ações a um preço por ação de 16,85 reais", disse a CPFL Energia em comunicado.
A empresa acrescentou que contratou o UBS para elaborar um laudo de avaliação que indicará uma margem estimada de preço para os papéis. A aprovação final da operação, incluindo preço, ficará a cargo do conselho de administração da CPFL Energia.
As ações da CPFL Renováveis fecharam a segunda-feira negociadas a 12,37 reais por papel.
A operação pela fatia da State Grid na empresa renovável, no entanto, estará sujeita à conclusão bem sucedida de uma oferta subsequente de ações em preparação pela CPFL Energia, afirmou a companhia.
Segundo a CPFL, o objetivo é utilizar "até a totalidade dos recursos líquidos obtidos com a tranche primária da oferta para financiar a aquisição".
A elétrica explicou ainda que o movimento é "um primeiro passo de uma possível reestruturação mais ampla ainda a ser avaliada" em sua estrutura, "mitigando assim a necessidade de que a CPFL Energia emita novas ações numa potencial consolidação futura envolvendo a CPFL Renováveis".
INTEGRAÇÃO
A CPFL Energia disse ainda que sua administração pretende concluir estudos e análises sobre uma possível consolidação total ou parcial entre a CPFL Renováveis e a CPFL Geração, braço da CPFL Energia.
Essa consolidação, segundo a CPFL, ainda será avaliada e submetida às aprovações competentes.
Esse movimento, no entanto, somente deverá ser implementado após uma decisão final relativa à obrigação de restabelecimento do free-float da CPFL Renováveis, acrescentou a CPFL no comunicado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.