IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Voos da Avianca Brasil são suspensos em todo o país

24/05/2019 14h15

SÃO PAULO (Reuters) - Os voos da Avianca Brasil foram suspensos no país nesta sexta-feira por questões de segurança, em mais um revés para a companhia que entrou em recuperação judicial em dezembro.

Inicialmente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) havia anunciado que decidiu suspender de forma cautelar todos os voos da companhia até que ela comprovasse capacidade operacional para manter as operações com segurança.

"A decisão foi tomada com base em informações prestadas à área responsável por segurança operacional da agência", afirmou a Anac comunicado.

Em nota, a Avianca Brasil afirmou logo em seguida que estava buscando "soluções para restabelecer a sua operação".

Mais tarde, frisou que foi ela quem tomou a iniciativa de suspender temporariamente suas operações, e que a Anac apenas foi notificada nesta sexta-feira sobre a decisão.

A Avianca Brasil teve suas operações reduzidas fortemente nos últimos meses, enquanto suas rotas têm sido alvo de disputa pelas rivais Gol , Latam e Azul .

Em abril, a própria Anac havia intermediado a devolução amigável, pela Avianca Brasil, de mais 18 aeronaves para empresas de leasing. Com isso, a empresa ficou apenas com menos de 10 aviões na frota e operando apenas nos aeroportos de Santos Dumont (RJ), Congonhas (SP), Brasília (DF) e Salvador (BA).

Na semana passada, pilotos e comissários de voo da Avianca Brasil chegaram a anunciar uma greve nos aeroportos de Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP) a partir de 17 de maio.

Após o anúncio da Anac, a ação da Gol ampliou ganhos na bolsa paulista, fechando em alta de 5,16% e a Azul teve valorização de 0,4%.

(Por Aluísio Alves)