IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa sobe 1,32% em dia de giro fraco sem referência de Wall St

27/05/2019 17h08

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista subiu nesta segunda-feira, em dia de poucos negócios diante da falta de referência de Wall Street devido a feriado nos Estados Unidos, enquanto agentes do mercado avaliavam de forma positiva as manifestações em apoio ao governo do presidente Jair Bolsonaro no domingo.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa 1,32%, a 94.864,25 pontos. O giro financeiro somava 8,6 bilhões de reais.

Para profissionais do mercado financeiro, a leitura majoritária entre os agentes é que os protestos podem ajudar a pressionar o Congresso a aprovar a reforma da Previdência.

"Com o exterior mais morno, o cenário doméstico ganhou foco e o mercado está precificando que a reforma da Previdência ganhe força por conta das manifestações", afirmou o Filipe Villegas, analista da Corretora Genial.

Bolsonaro classificou nesta segunda-feira de "extremamente significativas" e "históricas" as manifestações realizadas no domingo em todo o país, que apoiaram seu governo e de medidas propostas pelo Executivo ao Legislativo.

No domingo, Bolsonaro reconheceu que precisa conversar mais com as lideranças do Congresso, afirmando ter parte da culpa pela falta de diálogo, e disse que vai propor nesta semana um pacto aos presidentes do Legislativo e do Judiciário para colocar o Brasil no destino que a população quer.

O volume de negócios foi reduzido nas principais praças no exterior, com os mercados do Reino Unido e dos Estados Unidos fechados por feriados. As atenções nas outras regiões se voltaram para as eleições do Parlamento europeu, com a maioria das bolsas subindo após o pleito mostrar forte apoio a partidos pró-União Europeia.

DESTAQUES

- CSN avançou 5,63%, com potencial aumento de preço do aço ainda no radar do setor.

- PETROBRAS PN subiu 0,57% e PETROBRAS ON valorizou-se 1,45%, em meio à alta dos preços do petróleo no exterior. Além disso, o ministro Edson Fachin, do STF, concedeu liminar suspendendo vendas de ativos da estatal, incluindo da Transportadora Associada de Gás (TAG), negócio já efetivado. Também nesta segunda-feira, uma fonte disse à Reuters que a estatal estabeleceu 7 de junho como prazo para o envio de propostas não vinculantes por interessados na compra da Liquigás, braço de gás GLP.

- ITAÚ UNIBANCO PN e BRADESCO PN, em sessão em geral positiva para o setor de bancos, subiram 0,36% e 1,43%, respectivamente.

- VALE valorizou-se 3,89%, em linha com a alta dos preços do minério de ferro da China. Os preços da commodity têm subido diante de preocupações com a redução da oferta, após redução de atividades da Vale em decorrência da queda da barragem da mineradora em Brumadinho (MG).

- CIELO caiu 4,35%, após a empresa de pagamentos informar na sexta-feira que desistiu da projeção de lucro para 2019 e reduziu a remuneração que distribuirá a acionistas, de até 100% para 30%, diante do cenário mais competitivo no setor.

(Por Stéfani Inouye)