IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro sobe para novo recorde na China por preocupação com oferta

27/05/2019 08h05

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os preços do minério de ferro na China subiram para um novo recorde nesta segunda-feira, conforme preocupações com a oferta se intensificaram devido a estoques em baixa nos portos do país e com investidores preocupados com outra mina da brasileira Vale sob risco de rompimento no Brasil.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian chegou a tocar o limite de alta diária, com ganhos de 6%, a 771 iuanes (111,86 dólares) por tonelada antes do mercado fechar. Ele terminou o pregão a 761 iuanes, alta de 4,6%.

Esse foi o maior nível para o contrato de referência desde o lançamento das negociações com os futuros de minério de ferro, em 2013.

Os estoques de minério de ferro em portos chineses caíram mais, para o menor nível desde o início de 2017, segundo dados compilados pela consultoria SteelHome.

A preocupação com a oferta também aumentou após a Vale informar a autoridades no Brasil que há risco de ruptura em sua mina de Gongo Soco, em Minas Gerais.

A unidade está a cerca de 65 quilômetros de onde uma outra barragem da companhia rompeu em janeiro, em Brumadinho (MG), matando mais de 230 pessoas.

O desastre de Brumadinho levou a outros fechamentos de minas e barragens no Brasil, o que levou a Vale a reduzir suas estimativas de vendas de minério de ferro neste ano, levando os preços da commodity a máximas recorde.

O minério de ferro em Dalian subiu cerca de 60% desde o desastre de Brumadinho.

O minério de ferro com 62% de teor saltou ao maior nível em cinco anos na sexta-feira, a 103,50 dólares por tonelada, segundo dados da SteelHome.

"Alguns grandes fundos estão tentando pressionar os preços do minério de ferro ainda mais para cima", disse um operador com sede em Xangai, acrescentando que algum "dinheiro especulativo" tem entrado no mercado.

As negociações especulativas têm continuado mesmo com "fundamentos não apoiando os atuais níveis de preços", segundo o operador.

O movimento no minério de ferro contrastou com a queda em outras commodities ligadas ao ferro. Os futuros do aço em Xangai recuaram 0,5%, para 3.842 iuanes por tonelada.