IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Expectativas são baixas pra negociações entre Trump e Xi no G20, preparativos são limitados

12/06/2019 08h48

Por David Lawder e Ben Blanchard

WASHINGTON/PEQUIM (Reuters) - Faltando menos de três semanas para as discussões propostas entre os líderes de China e Estados Unidos, as expectativas de progresso para acabar com a guerra comercial são baixas e fontes dizem que tem havido poucos preparativos para um encontro mesmo que a saúde da economia mundial esteja em jogo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, diz que quer se reunir com o presidente chinês, Xi Jinping, na cúpula de 28 e 29 de junho no Japão, e que decidirá em seguida se amplia as tarifas para quase todos os produtos da China.

Embora nenhum dos dois lados tenha confirmado que uma reunião irá acontecer, investidores de todo o mundo que viram mais de um trilhão de dólares sair dos mercados globais no último mês devido à disputa comercial vão observar cuidadosamente qualquer interação entre os dois presidentes.

As relações se deterioram desde maio, quando as negociações para acabar com a disputa comercial falharam, acabando com a possibilidade de um acordo no Japão.

"A atmosfera é tóxica", disse à Reuters um diplomata ocidental baseado em Pequim, referindo-se às relações entre China e EUA.

Fontes familiarizadas com a questão, incluindo autoridades e diplomatas em Washington e Pequim, dizem que não tem havido trabalho preparatório para a reunião. As equipes de negociação não se encontram desde que as discussões terminaram em impasse em 10 de maio.

A Casa Branca recusou-se a comentar sobre planos para uma reunião entre Trump e Xi.

"Os preparativos para a cúpula do G20 no Japão estão em andamento. Não temos nada para anunciar nesse momento em relação a reuniões bilaterais específicas", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Garrett Marquis.