IPCA
0.11 Ago.2019
Topo

Cotações


Trump diz que Fed deveria reduzir juros e que Powell está fazendo "trabalho ruim"

26/06/2019 10h13

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nesta quarta-feira que o Federal Reserve reduza a taxa de juros para que os EUA possam competir com países que segundo ele estão desvalorizando suas moedas.

Trump afirmou que o chair do Fed, Jerome Powell, está fazendo "um trabalho ruim" ao gerenciar a política monetária enquanto países como a China estimulam suas economias.

"Ele tem que reduzir a taxa de juros para que possamos competir com a China", disse Trump à Fox Business Network, acrescentando que outros países também estão estimulando suas economias.

"Se eles desvalorizarem e não pudermos, não estaremos mais em pé de igualdade."

Trump disse que acredita ter o direito de demitir ou rebaixar Powell. Mas ele disse: "Eu nunca sugeri que fosse fazer isso."

Alguns especialistas legais dizem que seria difícil ou impossível para Trump fazer isso.

O Fed começou a elevar lentamente os juros em 2015, quando a taxa de desemprego caiu para seus níveis mais baixos em décadas.

Mas o banco central dos EUA fez uma pausa em seu ciclo de aumento de juros este ano, à medida que as crescentes preocupações sobre uma desaceleração econômica global e conflitos comerciais pesavam sobre a economia dos EUA. Na semana passada, o Fed disse que quase metade de suas autoridades acredita que cortes de juros podem ser necessários neste ano.

Trump disse que o Fed foi longe demais em aumentar a taxa de juros e cortar sua carteira de títulos.

"É insano", disse ele.

(Reportagem de Susan Heavey e Jason Lange)

Mais Cotações