IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Minério de ferro na China retoma alta e quebra novo recorde por medo de oferta apertada

27/06/2019 08h29

Por Enrico Dela Cruz

MANILA (Reuters) - Os preços do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian subiram para um nível recorde nesta quinta-feira, encerrando uma sequência de três dias de queda, por renovadas preocupações com um aperta na oferta do material, usado na fabricação de aço.

O contrato mais ativo do minério de ferro, para setembro, chegou a subir 5,4%, para máxima histórica de 838,5 iuanes (121,93 dólares) por tonelada, ultrapassando o recorde anterior de 837 iuanes, tocado em 20 de junho. Ele fechou com alta de 3,3%, a 821,5 iuanes.

Os participantes do mercado estavam focados principalmente na queda dos estoques nos portos chineses, que estão no menor nível desde o início de 2017, disse um operador em Pequim.

Os temores de um aperto na oferta levaram os preços spot do minério a máximas de cinco anos na semana passada, mas haviam sido minimizados mais cedo na semana após a mineradora brasileira Vale ter retomado operações com 100% da capacidade em sua mina de Brucutu, segundo analistas.

"Embora a retomada de Brucutu vá ajudar a aumentar a oferta, os embarques dos volumes adicionais do Brasil para a China podem levar de 45 a 60 dias", disse o operador, da Itochu Holding.

Questões operacionais enfrentadas por produtores australianos de minério também estão aumentando a preocupação com a oferta, disse ele.

A Tio Tinto, por exemplo, reduziu sua projeção para os volumes de minério de ferro que espera embarcar da importante região de Pilbara na Austrália pela terceira vez desde abril, citando problemas operacionais.

"Nós esperamos que os preços (spot) do minério de ferro ao final do ano sigam muito mais altos que a média do ano passado, de 70 dólares por tonelada", acrescentou o operador.

Preços mais altos do aço, sustentados por cortes de produção na China devido à poluição, também estão dando um apoio adicional ao minério de ferro.

O contrato mais ativo do vergalhão de aço, para outubro, fechou em alta de 0,4% na bolsa de Xangai, a 4.001 iuanes por tonelada. Ele chegou a tocar mais cedo 4.095 iuanes, maior nível desde fevereiro de 2011.