IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

UE trabalha para ter candidato europeu para substituir Lagarde no FMI, diz autoridade

08/07/2019 09h30

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia quer ter um candidato europeu comum para substituir Christine Lagarde no comando do Fundo Monetário Internacional, afirmou nesta segunda-feira uma autoridade da UE.

O FMI precisará substituir Lagarde depois que ela foi indicada na semana passada por líderes da UE como próxima presidente do Banco Central Europeu (BCE), cargo que assumirá em novembro.

"Existe uma forte urgência entre países europeus para ter um candidato", disse a autoridade sob condição de anonimato antes de uma reunião de ministros de Finanças da zona do euro que deve discutir o assunto informalmente.

A autoridade disse que o presidente do Eurogrupo, Mario Centeno, está entre os que estão trabalhando nisso, junto com a Finlândia, que atualmente detém a presidência rotativa da UE.

Uma autoridade disse que alguns países da UE querem como candidato alguém de um Estado membro da UE, opção que poderia descartar candidatos britânicos já que o Reino Unido deve deixar a UE no final de outubro.

O presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, tem sido mencionado na imprensa como um dos possíveis candidatos da Europa.

(Reportagem de Francesco Guarascio)