IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mexicano Inbursa recebe aval do Cade para comprar um terço de credenciadora no Brasil

11/07/2019 10h00

SÃO PAULO (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra de um terço do capital da credenciadora Global Payments South America, Brasil pelo banco mexicano Inbursa, controlado pelo grupo do bilionário Carlos Slim.

A operação, segundo parecer do Cade, "não enseja em nenhum problema concorrencial, pois representa a entrada do banco Inbursa no segmento de credenciamento, além da eventual integração vertical não representar risco à concorrência".

A integração vertical citada pelo Cade se refere a uma eventual parceria entre a credenciadora e a operadora de telecomunicações Claro, também controlada pelo grupo de Slim.

Para o Cade, "uma eventual integração vertical entre a Claro e a Global Payments South America não se afigura significante, uma vez que a Claro deteria cerca de 24% no mercado brasileiro de telefonia móvel, em termos de quantidade de celulares...Por outro lado, o mercado de credenciamento é caracterizado pela atuação relevante de Cielo e Rede, que juntas respondem por cerca de 60% a 80% das transações registradas no país".

A autarquia ainda citou que a participação de mercado da Global Payments South America foi estimada em menos de 10%, "com base em dados de 2017. Nesse sentido, a operação não gera a possibilidade de fechamento dos mercados verticalmente relacionados".

(Por Alberto Alerigi Jr.)