IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Frete de navios tem máxima de vários anos; demanda por minério do Brasil sustenta

19/07/2019 12h32

(Reuters) - O principal índice de frete marítimo da bolsa do Báltico subiu para o maior nível desde dezembro de 2013 nesta sexta-feira, impulsionado pela firme demanda por navios capesize e panamax.

O índice Báltico, que inclui as taxas dos navios que transportam commodities sólidas, subiu quase 2%, ou 40 pontos, para 2.170, um pico desde 24 de dezembro de 2013.

O indicador subiu pela nona sessão consecutiva, impulsionado principalmente pela forte demanda por navios que enviam minério de ferro do Brasil para a China.

"A Vale retomou as operações na mina de minério de ferro de Brucutu de 33 milhões de toneladas, levando a um aumento forte na atividade de fixações e a uma alta ainda maior nas taxas spot de capesize", disse Randy Giveans, vice-presidente de pesquisa de patrimônio da Jefferies.

A Vale anunciou a retomada de Brucutu, sua principal produtora em Minas Gerais, em meados de junho.

Maior produtora global de minério de ferro, a Vale estava operando apenas com um terço da capacidade em Brucutu, devido a uma liminar que impedia a utilização da barragem Laranjeiras, de rejeitos de minério de ferro, após o desastre de Brumadinho (MG).

O índice de capesize ganhou 123 pontos, ou cerca de 3%, para 4.379 pontos, um pico desde outubro de 2010.

A média de ganhos diários para capesizes, que normalmente transportam 170-180 mil toneladas de cargas, como minério de ferro e carvão, subiu 546 dólares, para 32.765 dólares.

(Reportagem de Eileen Soreng em Bangalore; texto de Roberto Samora)