Quatro montadoras e Califórnia fazem acordo sobre regras de emissões de poluentes
Por David Shepardson
WASHINGTON (Reuters) - Ford, BMW, Volkswagen e Honda anunciaram nesta quinta-feira que chegaram a um acordo voluntário com o Estado norte-americano da Califórnia para a adoção de regras sobre emissões de poluentes por veículos.
O acordo que reconhece autoridade da Califórnia para estabelecer regras sobre emissões de veículos vai contra o plano da Casa Branca de tirar esse direito do Estado.
"Garantir que os veículos dos Estados Unidos sejam eficientes, seguros e acessíveis é uma prioridade para todos nós", afirmaram as montadoras em um comunicado conjunto.
O governo de Donald Trump, em agosto de 2018, propôs a revogação do direito legal da Califórnia de impor seus próprios padrões estaduais para emissões de poluentes ou exigir um número crescente de veículos elétricos. O governo Trump argumenta que a legislação federal deveria impedir a Califórnia de estabelecer suas próprias regras.
Como parte desse plano, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA e a Administração Nacional de Segurança de Tráfego garantiram o congelamento das exigências de emissões de carros e caminhões novos a níveis de 2020 até 2026. A proposta não deve ir à Casa Branca para revisão final por pelo menos várias semanas, disseram pessoas informadas sobre o assunto.
"Uma solução de 50 Estados sempre foi o nosso caminho preferido e entendemos que qualquer acordo envolve comprometimento", disseram as montadoras no comunicado conjunto.
"Esses termos fornecerão às nossas empresas a certeza regulatória necessária, permitindo-nos atender aos requisitos federais e estaduais com uma única frota nacional, evitando uma série de regulamentações, enquanto continuamos a garantir reduções significativas de emissões de gases de efeito estufa."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.