Queda na confiança dos negócios da Alemanha alimenta temores de recessão
Por Michael Nienaber
BERLIM (Reuters) - A confiança dos empresários alemães despencou em julho para o nível mais baixo em mais de seis anos, mostrou uma pesquisa nesta quinta-feira, em mais um sinal de que a crise industrial está pressionando a maior economia da Europa para a recessão.
Os dados são um mau presságio para a economia dependente das exportações da Alemanha, que foi duramente atingida pela demanda externa mais fraca, pelas disputas comerciais e pela incerteza sobre o Brexit.
O instituto Ifo disse que seu índice de confiança de negócios caiu para 95,7, de 97,5 em junho em dado revisado para cima. A leitura de julho ficou abaixo da expectativa de 97,1. Este foi o quarto recuo mensal consecutivo e o nível mais baixo desde abril de 2013.
"O indicador econômico alemão mais importante sugere que a economia alemã está caminhando para uma recessão", disse Thomas Gitzel, analista do VP Bank.
A expectativa é que o Produto Interno Bruto da Alemanha tenha encolhido no segundo trimestre, após uma expansão de 0,4% nos primeiros três meses sobre o período anterior. Outro trimestre de contração econômica equivalerá a uma recessão técnica.
O presidente da Ifo, Clemens Fuest, disse que a economia alemã está navegando em águas turbulentas, já que as empresas estão menos satisfeitas com a atual situação dos negócios e também olhando para frente com um ceticismo cada vez maior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.