IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas do 2° tri da Unilever caem com mau tempo na Europa

25/07/2019 12h14

Por Siddharth Cavale

(Reuters) - A gigante de bens de consumo Unilever divulgou um crescimento trimestral de vendas ligeiramente mais fraco do que o esperado nesta quinta-feira, atingido pelo clima úmido na Europa e pelo crescimento moderado na Índia, mas manteve as estimativas de vendas para o ano.

A companhia disse que continua esperando que o crescimento de vendas subjacentes para o ano esteja na parte inferior de sua meta, que vai de 3% a 5%, e que a margem operacional atinja 20% em 2020.

O clima úmido na Europa prejudicou as vendas de sorvetes após duas temporadas seguidas de verões quentes, enquanto o crescimento na Índia desacelerou novamente quando a temporada de monções tardia e a menor inflação de alimentos enfraqueceram a demanda rural.

O crescimento veio principalmente dos mercados emergentes, onde a empresa continuou a ganhar participação de volume, em lugares como a Indonésia e as Filipinas, embora as vendas na Índia tenham desacelerado para 7% no segundo trimestre, de 9% nos três meses anteriores.

As vendas subjacentes nos mercados emergentes aumentaram 7,4% no trimestre, enquanto caíram 1,6% nos mercados desenvolvidos. Os mercados emergentes contribuem com 60% das vendas globais da Unilever.

O faturamento caiu para 13,7 bilhões de euros.