IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministro turco vê mais cortes de juros e diz que BC reage aos dados econômicos

30/07/2019 08h55

Por Nevzat Devranoglu

ANCARA (Reuters) - O ministro das Finanças da Turquia, Berat Albayrak, disse nesta terça-feira que espera cortes mais acentuados na taxa de juros pelo banco central do país, o que deve reduzir a inflação, e argumentou contra as preocupações dos investidores com a interferência do governo na autoridade monetária.

Albayrak -- falando uma semana depois que o banco central da Turquia divulgou um corte mais acentuado do que o esperado nos juros, alimentando preocupações sobre sua independência -- disse que o banco toma decisões de política monetária baseadas em dados e entrou em uma era de afrouxamento.

Em uma rara conferência de imprensa, o ministro também reconheceu que o déficit orçamentário será maior do que a meta até o final do ano, a menos de 3%, e previu, ao contrário de muitos economistas, que a economia registrará um crescimento em 2019.

A economia da Turquia entrou em recessão após a crise cambial do ano passado, que foi a pior em quase duas décadas e elevou a inflação do país para mais de 25%.

O banco central respondeu com um agressivo aperto de política monetária, que permaneceu em vigor até quinta-feira, quando reduziu sua taxa básica de juros para 19,75%, de 24% antes, e preparou o cenário para mais reduções.

"Com o sério afrouxamento das taxas de juros na Turquia no período recente, e com base no fato de que a tendência da taxa de juros cairá de forma mais clara e forte no próximo período, entramos em uma era de cortes na taxa de juros", disse Albayrak, genro do presidente turco, Tayyip Erdogan.