IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump diz "não estar pronto" para acordo comercial com a China

Howard Schneider

19/08/2019 07h31

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e autoridades da Casa Branca rejeitaram preocupações de que o crescimento econômico pode estar vacilando, afirmando no domingo que veem pouco risco de recessão apesar da semana volátil para mercados globais de títulos, e insistindo que sua guerra comercial com a China não está prejudicando o país.

"Estamos indo tremendamente bem, nossos consumidores são ricos, eu dei uma enorme redução tributária, e eles estão cheios de dinheiro", disse Trump no domingo.

Mas ele mostrou-se menos otimista do que seus assessores sobre fechar um acordo comercial com a China, afirmando que embora acredite que os chineses estejam prontos para um acordo, "eu não estou pronto para fechar um acordo ainda".

Ele indicou que a Casa Branca gostaria de ver Pequim resolver primeiro os protestos em Hong Kong.

"Acho que seria muito bom para o acordo comercial", disse Trump.

O assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, afirmou que os representantes comerciais de ambos os países vão conversar dentro de 10 dias e, "se esses encontros evoluirem..., planejamos que a China venha aos EUA" para avançar com as negociações sobre encerrar a disputa comercial que surgiu como um potencial risco ao crescimento econômico global.