IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia do Reino Unido mostra força inesperada em julho, atenuando temores de recessão

09/09/2019 10h11

Por Andy Bruce e Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - A economia britânica avançou mais do que o esperado em julho, mostraram dados divulgados nesta segunda-feira, atenuando os temores de que o Reino Unido sucumba à sua primeira recessão desde a crise financeira, à medida que a crise do Brexit aumenta.

A produção econômica somente em julho foi 0,3% maior que em junho, informou o Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS, na sigla em inglês), marcando o maior aumento desde janeiro e superando todas as previsões de uma pesquisa da Reuters com economistas, que apontava alta de 0,1%.

A libra avançava contra o dólar na esteira dos dados. Os números mostraram que a expansão foi impulsionada pelo dominante setor de serviços --embora o ONS tenha dito que o quadro subjacente mostrou seu crescimento enfraquecendo ao longo de 2019.

"Embora os números estejam longe de ser estelares, após uma contração no segundo trimestre, as chances de uma leitura negativa do PIB no terceiro trimestre caíram significativamente, o que significa que uma recessão técnica provavelmente será evitada", disse David Cheetham, analista-chefe de mercado na corretora online XTB.

A quinta maior economia do mundo encolheu no segundo trimestre, uma consequência de um boom de estoques antes do prazo original do Brexit, março.

O ONS disse que o Produto Interno Bruto nos três meses até julho ficou estável em comparação com o período anterior de três meses. Pesquisa Reuters havia apontado contração de 0,1%.