BC da Suíça ajuda bancos a se preparar para juros negativos no longo prazo
Por John Revill
ZURIQUE (Reuters) - O banco central da Suíça (SNB, na sigla em inglês) espera manter sua posição de política monetária ultraflexível no longo prazo, depois de manter sua política inalterada nesta quinta-feira e oferecer aos bancos atingidos por suas taxas de juros negativas um alívio extra.
O SNB manteve sua principal taxa de juros inalterada em -0,75%, contrariando movimentos do Banco Central Europeu (BCE) e do Federal Reserve (Fed), que cortaram as taxas para enfrentar uma desaceleração da economia global.
Pesquisa Reuters previa manutenção da taxa em -0,75%.
Contudo, o banco central da Suíça aumentou o limite de isenção acima do qual os bancos comerciais que depositam seu dinheiro no SNB sofrem com taxas negativas.
As novas regras, que entram em vigor em 1º de novembro e podem ser ajustadas mensalmente, aumentam a quantia que os bancos podem armazenar no SNB antes que as taxas negativas se apliquem a seu dinheiro parado. Com a nova medida, o limite passa a ser de 25 vezes as reservas mínimas, ante 20 vezes atualmente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.