IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Expectativas de exportação da Alemanha caem em setembro a menor nível em uma década, mostra Ifo

25/09/2019 09h13

BERLIM (Reuters) - As expectativas de exportação para a Alemanha caíram em setembro para o nível mais baixo desde 2009, informou o instituto Ifo nesta quarta-feira, no mais recente sinal de que a menor demanda externa e a incerteza do Brexit estão empurrando a maior economia da Europa à recessão.

A economia, que é dependente de exportação, está sofrendo com um crescimento global mais lento e com a incerteza nos negócios causadas pelas políticas comerciais 'América Primeiro' do presidente Donald Trump e pela saída planejada do Reino Unido da União Europeia (UE).

O indicador do instituto Ifo que mede as expectativas de exportação caiu para -5,2, ante -2,3, sua leitura mais baixa desde julho de 2009, quando a crise financeira global atingiu a economia alemã.

"No momento, quase não há sinais positivos da economia global para os exportadores alemães", disse o presidente da Ifo, Clemens Fuest. O risco de um Brexit sem acordo já está afetando os exportadores alemães devido ao aumento da incerteza, disse ele.

O economista da Ifo Klaus Wohlrabe disse na terça-feira que a economia alemã deve contrair novamente no terceiro trimestre, apesar de uma ligeira melhora no sentimento geral dos negócios.

Isso colocaria a economia em recessão --geralmente definida como um período de pelo menos dois trimestres consecutivos de contração-- depois de encolher 0,1% no segundo trimestre.

(Por Michael Nienaber)