IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Viana fica no BC até a próxima segunda-feira, Bruno Serra acumulará diretoria interinamente

26/09/2019 16h48

BRASÍLIA (Reuters) - O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Viana, permanecerá no cargo até segunda-feira, dia 30, conforme informou em entrevista de imprensa do Relatório Trimestral de Inflação.

Depois desse prazo, o atual diretor de Política Monetária do BC, Bruno Serra, acumulará interinamente seu posto, até que o Senado aprove o nome de Fabio Kanczuk, já indicado para o cargo.

Nesta quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Senado o nome de Kanczuk para a diretoria de Política Econômica. A matéria está na Secretaria Geral da Mesa, aguardando autorização do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), para leitura e despacho na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Ainda será necessária a designação de um senador para relatar a indicação e o agendamento, pela CAE, de um dia para sabatina de Kanczuk --processo indefinido até o momento.

O BC anunciou no início de agosto que Viana deixaria a função por razões pessoais, após ter integrado a diretoria da autoridade monetária por mais de três anos.

Kanczuk, por sua vez, atuava como representante do Brasil junto ao Banco Mundial. Antes disso, trabalhou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, no governo do então presidente Michel Temer. Ele é bacharel em engenharia pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia-Los Angeles.

(Por Marcela Ayres)