IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

S&P Global afirma rating 'A+/A-1' da China, com perspectiva estável

30/09/2019 10h11

(Reuters) - A empresa de classificação de risco S&P Global afirmou nesta segunda-feira os 'ratings' de crédito da China como "A+/A-1", dizendo que o país manterá o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima da média e um melhor desempenho fiscal nos próximos três a quatro anos.

A agência de classificação manteve a perspectiva estável do país e disse que não espera que as relações entre Estados Unidos e China se normalizem no futuro próximo, o que provavelmente significa que as exportações chinesas e o investimento no setor manufatureiro possam ter pouco crescimento nos próximos anos.

"A economia também deve enfrentar incertezas elevadas devido às tensões EUA-China e esforços contínuos para reestruturar a economia e reduzir riscos financeiros", disse a S&P Global.

A agência de classificação disse que espera que o crescimento real do PIB per capita da China permaneça acima de 5% ao ano nos próximos três anos.

A S&P disse que pode elevar sua classificação da China se o crescimento do crédito desacelerar ainda mais, mas pode rebaixá-la se houver uma probabilidade maior de que a China diminua seus esforços para conter o risco financeiro crescente e permita que o crescimento do crédito suporte a expansão econômica.

(Por Mekhla Raina)