UE deve agir o mais rápido possível para substituir Lautenschlaeger no conselho do BCE
BRUXELAS (Reuters) - Os ministros das Finanças da zona do euro devem agir o mais rápido possível na busca de um substituto para Sabine Lautenschlaeger no conselho do Banco Central Europeu (BCE) após sua renúncia surpresa na semana passada.
Os ministros devem iniciar o longo processo na próxima semana, em um esforço para nomear o sucessor de Lautenschlaeger até janeiro, disseram autoridades da União Europeia (UE) nesta segunda-feira.
Lautenschlaeger, membro alemão do conselho de seis membros do BCE, pediu demissão em meio a críticas às mais recentes medidas de estímulo adotadas pelo banco central.
Duas autoridades da UE disseram que o grupo de ministros das Finanças da zona do euro lançará uma convocação para candidatos em uma reunião mensal regular, em 9 de outubro, dissipando preocupações de que levaria mais tempo para iniciar o processo de substituição.
Os ministros selecionarão seu candidato preferido na reunião de novembro, seguida por uma audiência no Parlamento europeu e nomeação formal dos líderes da União Europeia em uma cúpula regular em dezembro, disseram as autoridades.
A expectativa é que o sucessor de Lautenschlaeger seja alemão e não enfrente concorrência pelo cargo.
A francesa Christine Lagarde substituirá o italiano Mario Draghi como presidente do BCE em novembro.
(Por Francesco Guarascio e Jan Strupczewski)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.