IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vice-ministro das Relações Exteriores da China diz que foi feito progresso em negociação com EUA

Vice-ministro das Relações Exteriores da China Le Yucheng - Por Ben Blanchard
Vice-ministro das Relações Exteriores da China Le Yucheng Imagem: Por Ben Blanchard

Ben Blanchard

Em Pequim

22/10/2019 07h31

Por Ben Blanchard

PEQUIM (Reuters) - A China e os Estados Unidos tiveram algum progresso em suas negociações comerciais, afirmou nesta terça-feira o vice-ministro das Relações Exteriores, Le Yucheng, e qualquer problema pode ser resolvido desde que um lado respeite o outro.

Nenhum país pode prosperar sem trabalhar com outros, disse Le no Fórum Xiangshan em Pequim.

O mundo quer que a China e os EUA encerrem sua guerra comercial, disse ele. Isso exige abertura e não uma "dissociação" dos países ou uma nova Guerra Fria.

Pequim teme que o governo de Donald Trump queira uma completa separação da China.

Os dois países têm trabalhado para resolver sua disputa comercial, com os EUA anunciando a "fase 1" de um acordo com a China sobre questões comerciais e suspendendo a alta da tarifa marcada para outubro.

"Desde que respeitemos um ao outro e busquemos cooperação igualitária, não existem desacordos que não possam ser resolvidos entre a China e os EUA", disse Le.

"O que a China quer é uma vida melhor para o povo chinês. Não queremos tirar nada de ninguém. Não existe algo como a China substituir ou ameaçar alguém", disse ele.

Entretanto, Le também alertou que a China nunca vai negociar seus principais interesses ou permitir que outros países afetem sua segurança.