UE estima que Alemanha vai manter superávit orçamentário e vê França acima do teto do déficit
Por Francesco Guarascio
BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia projetou nesta quinta-feira que a Alemanha irá manter seu superávit orçamentário até ao menos 2021, enquanto o déficit da França ficará acima do teto da UE este ano e a dívida da Itália continuará crescendo para quase 140% da produção.
Em suas previsões econômicas trimestrais, Bruxelas disse que os 19 países da zona do euro vão manter uma postura fiscal amplamente neutra este ano e no próximo, apesar dos repetidos apelos à Alemanha e a outros Estados mais ricos para que gastem mais para combater uma desaceleração econômica prolongada.
Apesar da piora na perspectiva de crescimento, a Alemanha deve manter um grande superávit orçamentário este ano em 1,2% do seu Produto Interno Bruto (PIB). O excedente deve diminuir para 0,6% do PIB no próximo ano e 0,2% em 2021, prevê a Comissão.
A Itália, que já possui a maior dívida em termos absolutos na UE, deve aumentar seu endividamento para 136,2% do PIB este ano, e essa taxa continuará subindo no próximo ano para 136,8% e 137,4% em 2021, segundo a Comissão.
A França, que tem uma dívida próxima a 100% da produção, também está gastando mais este ano e deve aumentar seu déficit orçamentário para 3,1% do PIB, estima a Comissão, acima do teto de 3,0% da UE.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.