EUA registram déficit orçamentário de US$134 bi em outubro
Por Lindsay Dunsmuir
WASHINGTON (Reuters) - O governo dos Estados Unidos registrou déficit orçamentário de 134 bilhões de dólares em outubro, no primeiro mês do novo ano fiscal, informou o Departamento do Tesouro norte-americano nesta quarta-feira.
Em outubro de 2018, o rombo havia sido de 100 bilhões de dólares.
Analistas consultados pela Reuters previam déficit de 133 bilhões de dólares para o mês.
As receitas não ajustadas no mês passado totalizaram 246 bilhões de dólares, queda de 3% em relação a outubro de 2018, enquanto as despesas não ajustadas foram de 380 bilhões de dólares, aumento de 8% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
O ano fiscal do governo norte-americano se encerra em setembro de cada ano. No ano fiscal de 2019, houve um aumento no déficit para 984 bilhões de dólares, o maior em sete anos, resultado da decisão do governo Trump de cortar impostos e aumentar os gastos do governo.
Os dados refletiram o segundo ano cheio do orçamento sob a presidência de Trump, um republicano, num momento em que o país tinha uma base tributária em expansão, com crescimento econômico moderado e uma taxa de desemprego próxima das mínimas em 50 anos.
Quando ajustado pelos efeitos de calendário, o déficit para outubro ficou em 134 bilhões de dólares, ante saldo negativo de 113 bilhões de dólares em outubro de 2018.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.