IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

"Há um acordo": México diz que pacto comercial USMCA será assinado nesta terça-feira

10/12/2019 12h21

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - Canadá, México e Estados Unidos chegaram a um acerto sobre um novo acordo de livre comércio da América do Norte e vão assiná-lo nesta terça-feira, mas o pacto ainda precisa da aprovação dos parlamentares dos EUA e Canadá, disse o presidente mexicano.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que os três países concordaram em ajustar as disposições trabalhistas, siderúrgicas e de alumínio no Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA, na sigla em inglês), depois que os democratas dos EUA pressionaram por mudanças, principalmente para fortalecer a aplicação das novas leis trabalhistas mexicanas.

O representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer; a vice-premiê canadense, Chrystia Freeland; e o assessor da Casa Branca Jared Kushner participarão da cerimônia de assinatura ainda nesta terça, disse uma autoridade sênior mexicana no Twitter.

"Do nosso lado, agora existe um acordo. Estamos convencidos de que é um bom negócio para o México, assim como para o Canadá e os Estados Unidos", disse López Obrador.

"No caso dos Estados Unidos, existe um acordo do governo, mas precisamos que o Congresso o ratifique", acrescentou.

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, disse que o acordo está próximo de ser finalizado.

(Por Daina Beth Solomon e Abraham Gonzalez)