IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE e notícias sobre comércio impulsionam ações europeias antes do resultado de eleições britânica

12/12/2019 15h03

Por Susan Mathew

(Reuters) - Os bancos da zona do euro desfrutaram de seu melhor dia em dois meses nesta quinta-feira, após comentários da nova chefe do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, enquanto as ações europeias foram impulsionadas ainda mais pelo progresso comercial entre Estados Unidos e China.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,36%, a 1.593 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,33%, a 408 pontos.

Os bancos da zona do euro subiram 2,8%, com os investidores se confortando após Lagarde dizer que está ciente dos efeitos colaterais da política monetária não convencional do Banco Central Europeu.

O BCE manteve suas taxas de juros negativas e, em sua primeira reunião como presidente do BCE, Lagarde disse que não é nem 'hawk' nem 'dove', mas uma coruja que usará sua sabedoria para curar uma recente divergência no Conselho do BCE.

Os índices da Itália e da Espanha, com forte peso de bancos, avançaram 1% e 0,8% respectivamente, já que na quarta-feira o Federal Reserve dos EUA também manteve uma postura expansionista.

As ações alemãs, sensíveis ao comércio, saltaram 0,6% depois de uma notícia de que Washington ofereceu o cancelamento de tarifas que deveriam entrar em vigor em 15 de dezembro sobre produtos chineses e um tuíte do presidente dos EUA, Donald Trump, sugerindo que um acordo comercial com a China está muito próximo.