IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cosan compra comercializadora de energia Compass por R$95 mi

12/12/2019 09h16

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo de energia e logística Cosan fechou a aquisição da comercializadora de eletricidade Compass Energia e empresas associadas por um total de 95 milhões de reais, segundo documento divulgado pela companhia na véspera.

A Compass foi criada em 2009 e atua com compra e venda de contratos no chamado mercado livre de eletricidade, onde grandes clientes como indústrias negociam seu suprimento diretamente com geradores e comercializadoras.

A operação vem em momento aquecido do mercado livre de eletricidade, que tem registrado significativa expansão no número de comercializadoras de energia em operação.

O segmento tem atraído interesse inclusive do setor financeiro-- o banco Santander, por exemplo, começou neste ano a operar diretamente no mercado livre de energia por meio de uma comercializadora própria.

O contrato pela Compass foi assinado pela Comercializadora de Gás S.A., controlada da Cosan, e envolve também a Compass Energia e a Compass Geração além da Compass Comercializadora , de acordo com ata de reunião do conselho de administração da Cosan realizada na quarta-feira e divulgada ao mercado na noite do mesmo dia pela empresa.

O acordo para compra dos ativos foi fechado junto a Marcelo Parodi e Ritchie Guder, sócios da Compass, ainda de segundo a ata.

O mercado elétrico brasileiro conta no momento com 342 comercializadoras de eletricidade ativas, sendo que o número de empresas no setor cresceu 89% desde o final de 2015, mostraram dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).