IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Exportações dos EUA à China vão dobrar sob "fase um" de acordo, diz Kudlow

16/12/2019 13h44

WASHINGTON (Reuters) - As exportações dos Estados Unidos para a China vão dobrar sob a chamada "fase um" do acordo comercial alcançado entre Washington e Pequim, disse um dos principais assessores da Casa Branca nesta segunda-feira.

"Eles... vão dobrar nossas exportações para a China", afirmou o diretor do Conselho Econômico Nacional, Larry Kudlow, ao Fox News Channel.

Sob o acordo comercial anunciado na semana passada, Washington reduzirá algumas tarifas sobre importações da China em troca de compras chinesas de produtos agrícolas, manufaturados e de energia dos EUA, elevando-as em cerca de 20 bilhões de dólares nos próximos dois anos.

Embora as autoridades norte-americanas tenham comemorado o acordo, as autoridades chinesas foram mais cautelosas, enfatizando que a disputa comercial ainda não foi completamente resolvida.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as negociações sobre a "fase dois" de um acordo comercial entre os dois gigantes econômicos vão começar imediatamente.

O representante comercial dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, disse no domingo que ainda não foi determinada uma data para a assinatura do acordo por autoridades dos dois lados.

(Reportagem de Makini Brice e Susan Heavey)