Exportação de petróleo da Arábia Saudia avança 5,8% em outubro, aponta Jodi
(Reuters) - As exportações de petróleo da Arábia Saudita avançaram 5,8% e atingiram 7,06 milhões de barris por dia (bpd) em outubro, ante 6,67 milhões de bpd no mês anterior, mostraram dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.
Já a produção total de petróleo do país cresceu 1,17 milhão de bpd em outubro, a 10,30 milhões de bpd.
Os estoques da commodity bruta registraram aumento de 15,60 milhões de bpd, para 168,08 milhões de bpd, enquanto o refino doméstico recuou 387 mil bpd, para uma mínima de 34 meses de 2,20 milhões de bpd, apontaram dados da Iniciativa Conjunta para Dados de Organizações (Jodi).
O ministro de Energia saudita, príncipe Abdulaziz bin Salman, havia dito que a produção de petróleo do país se recuperaria em outubro e novembro, ultrapassando os níveis vistos antes dos ataques ocorridos a instalações de energia do reino em setembro.
No início deste mês, produtores de petróleo, liderados por Arábia Saudita e Rússia, concordaram em cortar o bombeamento do produto em 500 mil bpd adicionais no primeiro trimestre de 2020.
A Arábia Saudita e outros membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) fornecem dados mensais de exportação à Jodi, que os publica em seu website.
(Por Eileen Soreng, em Bangalore)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.